quarta-feira, 4 de agosto de 2010

Desafios da Educação na Era Tecnológica

As mudanças ocorrem em todo contexto social, político, religioso e educacional, e juntos a essas mudanças vem os desafios.
No contexto escolar, como encarar a prática do ensino aprendizado na era tecnológica? Como quebrar os paradigmas e construir um novo caminhar para que exista de fato, uma educação de qualidade onde realmente prepare crianças, jovens e adultos para encarar os desafios atuais?

6 comentários:

  1. Bom questionamento.
    Penso que tudo começa pela socialização de opiniões, onde, não apenas prevaleça a opinião da maioria, mas que os que se prepararam para a discussão (principalmente os alunos)possam entrar em consenso.
    Não se pode discutir o que não temos, sequer, noção.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Olá Suely,

    Suas perguntas, se bem respondidas, resolveria a maioria dos problemas existentes na educação contemporânea.

    No entanto, essas perguntas possuem múltiplas respostas, e para respondê-las temos que fracioná-las.

    Eu começaria dizendo que a capacitação continuada para professores multiplicadores ajudaria bastante.

    Mas existem muitas outras soluções (e respostas) complementares.

    Parabéns pelo blog!!

    Abraços,
    Marcos Lage

    ResponderExcluir
  3. Suely parabéns,pela iniciativa,se pelo menos parte de políticos corrúptos, que ainda candidata-se,para mamar nas tetas do dinheiro público, se pelo menos fizesse o que vc, está fazendo seria uma boa,nosso dinheiro estaria sendo usado corretamente, mas não o fazem,vc significa muito para seus conterrâneos, Deus dará força a mais para que vc,dê mais amor a essa sua experiência, principalmente entre os jovens, valeu sua iniciativa,abraços de Dalvino José Zeferino, Vila Velha(ES)10/08/2010,blog-zeferino500@hotmail.com (spaces de Dalvino José Zeferino)www.google.com ///Acesse meus livros "O complexo emocional do ser Humano " e o Mundo sem fronteira.Dalvino

    ResponderExcluir
  4. È isso aí Marcos!Concordo plenamente com esse caminho: Capacitar professores, é fundamental que a mentalidade do educador possa ser eixo norteador nesse processo, bem diz Perrenoud em relação a escola: "não pode ignorar o que se passa no mundo e as tecnologias de informação e de comunicação nos impuseram novas formas de se relacionar com os outros e de pensar nosso dia a dia".

    ResponderExcluir
  5. Belo tema esse mana.
    Na minha opinião, como dizem alguns alunos, temos q começar do começo. Todos nós sabemos do descaso com q a educação é tratada no nosso País, por parte das nossas autoridades. Isso gerou grande insatisfação, não só entre os professores, mas também aluns e pais. Então é preciso, primeiramente, motivar e valorizar os educadores, q serão os responsáveis para passar aos alunos as novas técnicas e evoluções tecnológicas, bem como conscientizar esses alunos do bom uso do conhecimento q tem nas mãos, fazendo com q eles saibam q deverão usar tudo isso para a solução dos problemas existentes e dos q aparecerão depois e não apenas como uma forma de diversão ou apenas como uma aula diferente das outras. Tudo isso posto em prática, usando a sua pergunta como resposta, poderemos "construir um novo caminhar para que exista de fato, uma educação de qualidade onde realmente prepare crianças, jovens e adultos para encarar os desafios atuais"

    Bjos mana. Sucesso!

    ResponderExcluir
  6. Acredito que uma das formas de encarar a prática do ensino aprendizado na era tecnológica, é romper com velhos paradigmas, abrir espaço para o novo, para descobrir, para investigar, e isso só irá acontecer quando o professor deixar de ser o dono do saber, e está disposto as novas descobertas.
    Parabéns pelo blog, muito criativo. Adorei.

    ResponderExcluir